janeiro 15, 2013

Faça você mesmo sua mistura para "cappuccino" caseiro


Férias para as pessoas que moram distantes da família significa revê-la. Matar saudades e viver momentos de aconchego e de alegria. Observar que aquele sobrinho, antes tão pequeno, agora já é um adolescente que não quer mais que você fique o tempo todo o "apertando"; que aquela sobrinha esta vivendo a vida feliz com seu namorado, e que o mais velho dos sobrinhos esta encontrando um novo caminho em sua vida profissional. Em torno disso, que sua irmã realizou um sonho e que seus pais envelheceram e seu amor por eles aumentou. Mas como aqui comento sobre tudo o que gosto de saborear, sou "obrigada" a falar da deliciosa mistura para "cappuccino" feita por minha mãe cujo resultado é um café cremoso, cheiroso e muito saboroso. Receita que descobri quando estive em Brasília folheando o precioso caderno de receitas da Julia.

http://www.messaggerocappuccino.it/index.php/e-sandali/208-2012mc7-san-1
Cappuccino clássico

1/3 de expresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de leite espumoso compõem a receita clássica da bebida de origem italiana chamada cappuccino. Este termo deriva da palavra cappuccio que traduzida para o português significa capuz. Este por sua vez, usado para manter o calor do corpo, fazia e faz até hoje parte da vestimenta usada por monges de um dos ramos da ordem dos franciscanos- os capuchinhos. Assim, a bebida italiana que mistura café expresso e leite leva esse nome porque sua cor lembra o marrom do hábito dos monges capuchinhos e sua espuma retém o calor da bebida.


Cappuccino caseiro

Já a receita feita por minha mãe traduz a adaptação que o brasileiro fez ao cappuccino italiano. A canela, o chocolate em pó e o café solúvel marcam presença na mistura caseira da Julia. Portanto, definitivamente, cappuccino de verdade não leva canela muito menos chocolate. Mas quando se fala em chocolate misturado ao café pode-se dizer que nosso "cappuccino" aproxima- se mais do mochaccino cujo os ingredientes e proporções são as mesmas do cappuccino clássico, sendo que no leite espumoso deve conter chocolate.

Para os puristas essas livres adaptações são uma heresia ao bom paladar. Para filhas que amam os cadernos de receitas de suas mães são verdadeiros tesouros. Mas para amenizar toda essa contradição é que acho necessária a informação para que o paladar seja apurado. Então na matéria escrita por Luiza Fecarotta para a Folha de São Paulo, retirei algumas informações que para mim são verdadeiras pérolas de conhecimento básico sobre café. A matéria na íntegra esta aqui.

A jornalista escreve uma lista com dicas dadas por especialistas para a escolha de um bom café. São cinco informações simples e fáceis de serem seguidas:

1- Para armazenar o pó de café, o lugar escolhido deve estar livre de produtos com odores intensos;
2- A escolha de um café 100% arábica faz com que a bebida seja mais aromática e equilibrada;
3- Café moído deve ser embalado a vácuo e que embalagens em forma de almofada devem ser evitadas pois há microfuros que permite a entrada de oxigênio acelerando a deteriorização do pó;
4- Os grãos devem ser moídos antes do consumo. Por isso, deve- se comprar a quantidade para uma semana;
5- Procurar por um dos selos de qualidade impressos nas embalagens. São três - ABIC, BSCA e PQC.

A mistura da Julia vale a pena ser experimentada. É fácil e não leva muito tempo para ser feita.. Aprender um pouco mais sobre café vale a pena também,  aumenta as possibilidades de novas adaptações. Então, caso algum leitor tenha uma nova ideia ou uma informação relevante compartilhe conosco.

Que tal uma xícara de "cappuccino" agora?

Outras fontes de pesquisa para este post:
Eu amo Café - Susan Zimmer
http://en.wiktionary.org/wiki/cappuccino#English


Mistura para "cappuccino" caseiro
Caderno de receitas da minha mãe - Julia



Ingredientes
100g de café solúvel
400g de leite em pó
1 1/2 colher (sopa) (22,5g) de bicarbonato de sódio
6 colheres (sopa ) (90g) de chocolate em pó 
2 colheres (chá) (10g) de canela em pó
600g de açúcar refinado

Preparo
Em um liquidificador colocar a metade do açúcar, do café solúvel e do chocolate em pó.  Bater para reduzir o café a pó. Passar para um bowl e fazer o mesmo com a outra metade.

Misturar os demais ingredientes. Coar em uma peneira e está pronto!

Conservar em um recipiente hermético.

Um comentário:

  1. Oi, Fernanda,

    Tudo bem, querida? Bacana este post sobre o café e cappuccino. Todo dia eu tomo cappuccino e também já fiz a mistura caseira, atualmente uso mais o pó comprado pronto, rsrs.
    Gostei de saber que você quer participar do desafio literário! Vou indicar você no próximo post, pois muita gente que já leu o atual, não saberá da sua participação se eu simplesmente acrescentar esta informação nele, certo? rsrs.

    Beijo e boa tarde!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.