janeiro 31, 2013

Pão da casa: Pão integral sem açúcar


Hoje, ao acordar e olhar para a janela do quarto pude ver aquele morro iluminado da mesma maneira que os prédios lá atrás. Então, rapidamente saí da cama, coloquei as lentes, peguei a máquina fotográfica e, claro, a luz do sol já tinha ficado diferente. Já na varanda, ao olhar para o lado direito...


Bem, esta é a vista do lado direito da minha varanda... Hoje, especialmente hoje, recebi este lindo presente da natureza. Quantas coisas belas perdemos ainda quando estamos dormindo! Então, logo achei a inspiração que faltava para meu post de hoje. E a chave para a mesma são os presentes que recebi na semana, ou seja, o presente da natureza e um outro do meu vizinho.


Como postei ontem no Facebook,  a receita do dia é pão sem adição de açúcar. Então, este alimento delicioso irá fazer o papel de presente em agradecimento a gestos delicados e espontâneos que nos surpreendem por não serem esperados.   

 A natureza me deu luz e uma vista linda, e das mãos de meu marido recebi dois CDs gravados por um vizinho que é músico. Amei o gesto do Ricardo que totalmente livre de obrigações ou gentilezas educadas pediu ao meu marido para me entregar sua arte . Eu e meu vizinho apenas nos encontramos no elevador do prédio. Mas nesses pequenos e rápidos encontros nos tornamos amigos. Não amigos para trocar confidências etc., mas simplesmente amigos para curtas conversas que me faz muito bem. 
Mas, e a receita do pão? 


A receita esta logo abaixo, porém algumas e poucas palavras sobre esse pãozinho são indispensáveis. Os ingredientes para esse pão são bem básicos - farinha de trigo e farinha integral, óleo, sal, fermento biológico seco ou fresco. Para dar uma incrementada, adicionei gergelim preto e algumas sementes de girassol. Você poderá acrescentar à massa o que quiser, por exemplo, queijo parmesão ralado ou até mesmo alecrim. Fica a seu critério. Na lista de ingredientes, copiados fielmente do livro da Gracia Wenna, é citado fermento granulado que é o mesmo que biológico seco. Neste post, explico como faço os meus pães. Aqui, copiei a técnica da autora do livro. Esse pão é bastante nutritivo e muito gostoso. Ótimo com requeijão ou um bom naco de queijo. Não é uma boa sugestão para um presente?

Pão integral sem açúcar
Delícias sem açúcar - Gracia Wenna



Ingredientes
2 xícaras (300g) de farinha de trigo
2 xícaras (300g) de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) (15g) de fermento granulado ou 1 tablete (15g) de fermento de padaria
1 colher (chá) (10g) de sal
*2 colheres (sopa) (30g) de óleo
*1/4 de ovo ( bata ligeiramente 1 ovo com um garfo e use 1 colher (sopa))

Preparo
Pré - aqueça o forno em 180°C.

Desmanche o fermento na água, junte o óleo, as farinhas e o sal. 

Sove a massa por uns 10 a  15 minutos. Deixe fermentar numa fôrma de pão ligeiramente untada com oléo, até dobrar de volume.

Dê três cortes na superfície com uma gilete, pincele com o ovo e asse por uns 45 minutos.

Nota:
* Na minha versão, usei azeite para a massa e para pincelar o pão.


4 comentários:

  1. Anônimo7/8/14 15:47

    Eu acabei de fazer este pão, espero que tenha ficado gostoso.

    ResponderExcluir
  2. qual é a quantidade de água?

    ResponderExcluir
  3. Qual a quantidade de água?

    ResponderExcluir
  4. ... gostava de saber a quantidade de água, por favor... ;)

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.