fevereiro 21, 2013

Cheesecake de limão


Estão vendo este cheesecake? É a sobremesa perfeita para esses dias de calor intenso ou para saciar desejos vorazes por algo bem cremoso. Isso acontece quase sempre comigo. Mas, deixando de lado o calor e o desejo, tenho que confessar que fiquei na dúvida do que escrever sobre esse famoso doce americano. Americano????  Pois é, fiz uma pesquisa e anotei tudo em uma folha de papel que guardei não sei onde.  Dá uma raiva danada quando isso acontece, não é?


Como não achei a bendita folha com minhas anotações, lembrei de um blog que adoro e meu problema foi resolvido. Se vocês ainda não conhecem "A Cozinha Coletiva" precisam clicar aqui e ler não apenas uma breve  história do cheesecake, mas provar algumas das receitas de tortas que o Richie produz e são maravilhosas! Sabe aquela história de ficar com água na boca? Pois é...


Neste cheesecake de limão fiz duas pequenas modificações, ou melhor duas adições à receita. Para o creme é pedido dois limões; eu usei o limão tahiti e o siciliano. Inspiração vinda de uma das tortas de Jamie Oliver. Para dar um pouco de crocancia ao creme, invencionice minha, salpiquei uma quantidade mínima de massa de biscoito sobre o mesmo.

O resultado? Bem, espero que vocês me falem porque eu... AMEI!



Cheesecake de limão
Step - By - step baking - Caroline Bretherton
Tradução: Giovana



Ingredientes
250g de biscoito maisena
100g de manteiga sem sal,em cubos
* 4 folhas de gelatina, cortadas grosseiramente
Raspas e suco de 2 limões
350g  de cream cheese
200g de açúcar refinado
300ml de nata/creme de leite

Preparo
Corte uma folha de papel vegetal para se acomodar perfeitamente no fundo da forma. Coloque os biscoitos em um saco (tipo ziploc) e amasse com um rolo para fazer uma farinha fina.

Derreta a manteiga e derrame por cima do farelo de biscoito, misturando bem para unificá-los. Pressione bem a mistura de biscoito na base da forma usando uma colher de madeira.

*E uma tigela refratária submersa a folha de gelatina picada no suco de limão por 5 minutos. Coloque a tigela em cima de uma panela com água fervente e mexa até que a gelatina derreta. Deixe esfriar.

Em uma batedeira elétrica bata o cream cheese, o açúcar e as raspas de limão até que fique uma mistura macia.

Em uma tigela separada, misture a nata/creme de leite, mexendo bem  para combina-las formando um creme uniforme.

Gentilmente misture o creme de nata à mistura de cream cheese. Tenha cuidado para não perder volume.

Coloque a mistura na base de biscoito e distribua igualmente. Ajeite o topo com uma espátula e deixe na geladeira por 4 horas ou durante a noite e antes de desinforma-la passe uma faca fina nas laterais da forma.

* Eu usei a gelatina em pó. 1 colher (chá) de gelatina em pó equivale a 1 folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.