setembro 13, 2012

Desafio Daring Bakers: Pâte à Choux



O meu primeiro desafio no The Daring Kitchen foi massa choux. Nunca, em tempo algum, eu poderia imaginar que conseguiria fazer uma simples bombinha, imagine transformá-la em um cisne. Estava enganada. Descobri que a receita é bem mais fácil do que minha imaginação poderia conceber.



A mistura de água, gordura, farinha e ovos, cozida e depois assada foi sugestão da Kat.


Ela nos contou que no natal de 1980  sua mãe ganhou um livro de culinária onde havia fotos de lindos cisnes de massa choux recheados. Daí a ideia para o desafio.

http://trembom.com/2007/05/28/gateau-saint-honore/
Com a curiosidade aguçada não pude deixar me limitar pelo desconhecido. Fui pesquisar. Descobri que a tradução para a palavra choux é repolho. Nome dado ao doce devido ao formato  irregular que a bolinha de massa adquiri após ser assada. Na verdade falamos massa, porém a textura é pastosa e por isso ideal para ser colocada em um saco de confeitar. Desta maneira, a possibilidade de criar diversos formatos para o doce é extensa.  Clique aqui e veja o resultado da brincadeira feita pelos participantes do desafio.

http://www.picssr.com/photos/parisbreakfast/page46
Uma descoberta muito bacana e estilosa veio do Paris Breakfast. Éclairs que despertam desejos de devorar o doce e de aprimorar a técnica, aparentemente complexa.


Crocante, firme e oca após assada, a massa se torna o recipiente ideal para recheios cremosos e pequenas frutas. Kat sugere o creme pâtissière e o chantilly.

 No The Daring Kitchen algumas regras são obrigatórias. Em uma delas, as autoras pedem para que cada participante cole no texto de seu post o Blog-checking lines, ou seja, uma pequena apresentação da pessoa escolhida para sugerir a receita do mês. Sendo assim, logo abaixo está o dever cumprido com o texto obrigatório e o resultado final da minha produção de massa choux.

Blog-checking lines: Kat of The Bobwhites was our August 2012 Daring Baker hostess who inspired us to have fun in creating pate a choux shapes, filled with crème patisserie or Chantilly cream. We were encouraged to create swans or any shape we wanted and to go crazy with filling flavors allowing our creativity to go wild!”



Este é um dos meus cisnes. Foi recheado com chantili coberto com mirtilos e flutua em coulis de morango. Desafio feito e aproveitado com muita diversão e gulodice.


Agora, se você quiser fazer o mesmo, clique aqui e veja todo o passo a passo seguido por mim. É fácil e não importa o resultado, no The Daring Kitchen uma das regras é se divertir!

Um comentário:

  1. Está lindo o seu blog!!
    Muito bacana mesmo!
    Muito orgulho do seu profissionalismo, cultura e esforço!
    TA!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.