dezembro 28, 2012

Pão da Casa: Pão com sálvia (Revisitado)


Sextas-feiras e sábados são dias em que quando não se tem nada para fazer - seja por não ter dinheiro ou por não gostar de lugares abarrotados de pessoas - o jeito é ficar em casa. Então, a melhor pedida é preparar uma charmosa tábua com queijo gorgonzola e uma boa garrafa de vinho, ambos acompanhados por um pãozinho especial e que não se encontra para comprar por aí. Nada mais gostoso porque pode ser compartilhada com alguém amado, com pessoas amigas ou apenas por nós mesmos.


Então, resolvi postar a receita deste pão que é muito gostoso e fácil de fazer; ainda mais neste calor que permite que a massa cresça mais rápido. A receita é inusitada. Digo isso porque a erva usada para temperar o pão não é muito conhecida, pelo menos não era para mim. A sálvia - é um tanto diferente para o paladar e olfato. Tem textura aveludada. Claro, sem deixar de ser inusitada… 

Estive pesquisando e vi que  é a erva da longevidade; segundo um provérbio chinês quem tem essa erva em casa nunca envelhece. É, se não for pelo pão, quem sabe você irá fazer a receita para comemorar um ano novo e que aconteceu apenas porque o mundo não acabou. E claro, para que a vida seja recheada de belas coisas inusitadas!


Brioche com sálvia 
A Grande Cozinha - Abril Coleções - vol. nº 18


Ingredientes
500g de farinha de trigo  
200ml de leite
80g de manteiga
2 ovos
25g de fermento fresco
1 cebola
20g de folhas de sálvia
1colher, de café, de açúcar
3 colheres, de sopa, de azeite de oliva
1 1/2 colher, de café, de sal
Manteiga e farinha de trigo para untar

Preparo
Descasque a cebola e pique-a em pedaços pequenos. Refogue-os em fogo médio numa frigideira antiaderente com 2 colheres de sopa de azeite. Apague o fogo e deixe esfriar. Limpe, lave e seque as folhas de sálvia e pique fininho 15g. Reserve as folhas restantes inteiras para decorar.  (Sempre uso toda a sálvia, não uso como decoração)

Aqueça o leite e, assim que estiver morno, coloque-o numa vasilha. Dissolva o fermento no leite e incorpore a farinha, peneirada. Misture os ingredientes e acrescente o açúcar, o sal, a manteiga amolecida e cortada em pedaços, os ovos, a cebola e a sálvia picada. Sove até obter uma massa homogênea, forme com ela um pão, pincele a superfície com o azeite restante e deixe crescer, coberto com um pano, por 20 minuto.

Depois desse tempo, sove mais um pouco a massa e coloque-a numa forma para pão de forma com capacidade para 2 1/2 litros, já untada com manteiga e farinha. Deixe crescer por mais 30 minutos. (Eu modelo o pão).

Aqueça o forno a 180°C e asse o brioche por 45 a 50 minutos. Retire-o da forma e deixe amornar sobre uma grelha.

3 comentários:

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.