março 01, 2010

Pão de mandioquinha - uma das delícias do céu



Chove no Rio. Desde manhã cai água do céu. Logo que acordei percebi a casa aconchegada. Lá fora um friozinho, dentro do apartamento um quentinho gostoso. Trabalhei, e no meio da tarde larguei tudo para poder escolher uma receita que completasse este dia de conforto.

Folheei alguns livros e revistas. Mas o título da matéria de onde escolhi a receita abaixo, chamou- me a atenção. Combinou muito com o clima da minha casa: "Delícias do céu". Perfeito! Chuva depois de tanto calor e água na boca com o quê sairia do forno horas depois.

Cheiro de pão pela casa, sensação de dever cumprido, feliz por um dia perfeito. Agora é só esperar o marido chegar para que com mel, queijo, geléia e manteiga degustar o pão de mandioquinha que o céu me inspirou a fazer.





Pão de mandioquinha
( 2 pães)

Revista Bom Paladar - Nº 2

Ingredientes

5 ovos
500g de mandioquinha
100g de fermento para pão
1 xícara de açúcar
1 xícara de óleo
2 colheres, de chá, de sal
900g a 1kg de farinha de trigo

Preparo

Pré-aqueça o forno a 200°C.

Lave bem a mandioquinha e cozinhe.

Bata no liquidificador os ovos, o fermento, o açúcar, o óleo e a mandioquinha ainda quente ( despreze a água do cozimento).

Ponha a farinha em uma tigela ( reserve uma xícara ). Junte a mistura do liquidificador, mexendo bem até obter uma massa lisa e leve. Caso necessário, vá adicionando a farinha reservada pouco a pouco.

Coloque a massa em formas para pão, untadas e enfarinhadas. Pincele com uma mistura de gema, gotas de óleo e uma pitadinha de sal. Cubra e deixe descansar até dobrarem de tamanho. (Eu não gosto de 
pincelar gema. Só passei um pouco de manteiga e salpiquei sal momentos antes de retirar do forno).

Asse por 30 minutos ou até dourarem.

Para saber se já assou, bata com o nó dos dedos no fundo do pão. Se soar oco, está pronto.

Dica:
Se quiser um pão menos doce, diminua a quantidade do açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.