janeiro 20, 2011

Bolo de Fubá


Inspiração… Um dia, Gordon Ramsay em seu programa Kitchen Nightmares, disse que tudo à nossa volta deve nos inspirar. Pois é,  concordo plenamente com ele e aí vai um post de pura inspiração.


A primeira vez que vi o cartaz de divulgação do CD da Vanessa da Mata logo me veio a vontade de fazer bolo de fubá. O título do CD é lindo, leve e gostoso - Bicicletas, bolos e outras alegrias. Coisa de criança, que deixa a vida ficar com brilho.  Preciso dizer alguma coisa a mais? Sim, preciso. Tem que escutar cada música com a liberdade do vento… Depois é só fazer um bolo de fubá e comer acompanhado por um xícara de café.

Vocês já viram quantas receitas de bolo de fubá existem e que em cada uma tem um toque especial? A minha não é a da Vó Sinha que vem no encarte do CD, mas a próxima será.


Bolo de fubá 
Revista Casa e Comida - Outubro e novembro 2011

Ingredientes
165g de açúcar 
65g de margarina (Usei manteiga)
2 ovos
125ml de leite
150gde farinha de trigo
40g de fubá
5g de erva doce
10g de fermento em pó
Manteiga o quanto baste

Preparo
Pré aqueça o forno em 180°C.

Misture a farinha de trigo, o fubá e o fermento em pó. Reserve.

Bata a margarina/manteiga com um batedor Globo (eu usei o fouet) até que ela amoleça. Continue a bater e acrescente o açúcar aos poucos.

Adicione os ovos um a um de cada vez. Em seguida, despeje o leite, a farinha de trigo com o fubá e o fermento e a erva doce.

Despeje a massa numa forma untada com manteiga ou margarina e farinha. Para não transbordar, a massa deve ficar três dedos abaixo da altura da forma.

Leve ao forno por cerca de 30 minutos. Retire  e deixe esfriar antes de desenformar. Sirva com manteiga ou geleia caseira.


Batedor Globo é o primeiro da esquerda.


Dica do Chef: 
(Retirada da revista)
Cobertura de açúcar:
Levar ao fogo 120ml de água com 300g de açúcar de confeiteiro e cozinhar até obter uma calda a 120°C. Adicionar 2 ou 3 gotas de corante alimentício na cor amarela, espere esfriar um pouco e despeje por cima do bolo.

4 comentários:

  1. Que conceito bacana......essa sua foto me inspírou a investir mais nas fotos que tiro.....pra elas ficarem limpas, claras e saborosas!!

    :)

    ResponderExcluir
  2. que belo bolo amiga para um lanche e não só,bjokinhass

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida
    Que delícia!!! É claro que já copiei... e vou fazer...
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  4. TUDO QUE VC FAZ É SHOWW!! A CASA FICA COM CHEIRINHO DE BOLO, DE PÃO, DE ALECRIM...TE AMO MUITO!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.