setembro 21, 2012

Bolo Mesclado ou "Gabriela Cravo e Canela"

Quando fiz pela primeira vez este bolo começava na Rede Globo a produção " Gabriela, Cravo e Canela", um dos nossos clássicos escrito por Jorge Amado e adaptado por Walcyr Carrasco para a emissora. Para homenagear o centenário do escritor, eu também queria fazer alguma coisa. E o que o bolo acima tem haver com isso? Vou explicar.

A Cook Lovers, livraria gourmet, lançou, em 2011, um livrinho apaixonante chamado " Bom Dia Trancoso!", escrito por Sandra Marques da Pousada Capim Santo. O título me chamou a atenção porque amo café da manhã. Bolos, panquecas, muffins, pãezinhos, cookies e tudo que há de bom para se comer, não apenas pela manhã, mas o dia todo, lá estão presentes. As imagens são de encher a boca d'água e todas as receitas são simples e de fácil execução. Este foi o motivo para comprar o livro. Agora, para fazer o bolo... Bem, comecei por folhear suas páginas e ler os ingredientes que fazem parte das receitas. Parei exatamente na do bolo mesclado. A mistura de melado, cravo e canela me chamou a atenção e foi definitiva para a escolha da receita. Resultado, bolo no forno e homenagem ao centenário de Jorge Amado feita. Por isso, a relação com a minha vontade de celebrar Jorge, a produção da TV e os ingredientes do bolo. E aproveitando, peço desculpas à Sandra pela "mudança" no título da receita. Não consegui resistir.


Este bolo é muito parecido com o bolo mármore. Primeiro se faz um creme claro, divide-se em duas partes e aí, adiciona-se o chocolate, no caso do mármore, e especiarias e melado no mesclado. Depois de assado, seu aroma é maravilhoso! Seja onde ele for colocado, seu perfume se espalha e não tem como resistir a um pedaço.


A mescla da massa branca com a marrom vai ficar para a criatividade de cada um. Já experimentei misturando todos os ingredientes, sem fazer a divisão, e o resultado foi o mesmo. Este é um bolo, absolutamente, irresistível! 

Fica a sugestão gostosa e cheirosa para o café da manhã de domingo. E um bom final de semana para todos!


Bolo Mesclado ( Gabriela, Cravo e Canela )
Bom Dia Trancoso - 40 receitas para acompanhar o café da manhã - Sandra Marques da Pousada Capim Santo



 Ingredientes
1/2 xícara (100g) de manteiga
1 xícara (180g) de açúcar
2 (120g) ovos
2 xícaras (240g) de farinha de trigo
1 xícara (240ml) de leite
1 colher (chá) (5ml) de essência de baunilha
1 colher (sopa) (15g) de fermento em pó
1 colher (sopa) (15g) de canela em pó
1/2 colher (chá) (2,5g) de cravo em pó
3 colheres (sopa) (45ml) de melado

Preparo
Pré - aqueça o forno em 220°C.

Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro. Acrescente os ovos um a um.

Adicione a farinha, o leite, a baunilha e o fermento. Misture bem.

Separe uma pequena quantidade da massa do bolo e junte a canela, o cravo e o melado. Despeje a massa restante em uma forma untada e enfarinhada, e intercale com a massa de especiarias.

Asse por aproximadamente 40 minutos.

* As medidas entre parenteses são as que uso como padrão. 
** Os ovos são pesados sem casca.Caso o peso ultrapasse a medida pedida na receita, retire o excesso com um colher.