maio 30, 2010

Pães da Casa: Pão de Centeio

DSC09058
Trabalhei algum tempo vendendo pães que eu produzia. Parei porque  não havia retorno de grana, que na época eu precisava muito pois estava desempregada. Agora me considero autônoma. Trabalho com meu marido e estou com alguns projetos em andamento que em breve estarão concretizados.

A marca dos meus pães esta no título e agora quero organizar meu blog e ver se começa a tomar uma forma mais definida. Já postei algumas receitas de pães, mas considero esta o início da nova fase.

Já falei muito sobre a minha falta de disciplina e de como gosto de fazer massas, bolos e outras receitinhas. Então chega disso. Agora é só diversão.

Na verdade, este post era para ter saído na sexta-feira. Quero sempre postar pães para o fim de semana. Gosto muito do domingo e acho que tudo deve ser gostoso nesse dia, pois para mim é o dia de desacelerar e curtir delícias!

DSC09059

Pão de Centeio Limpa
( Sem adaptações. Literalmente copiada.)

Pães naturais - Romélia Meyer

Ingredientes
1 colher, de sopa, de fermento seco para pão ou 2 tabletes
1/2 de xícara de água morna ( para dissover o fermento ) 
2 colheres, de sopa, de manteiga
2 colheres, de sopa, de mel
2 colheres, de chá, de sal
1 1/2 xícara de água quente
3 xícaras de farinha de centeio
3 xícaras de farinha, aproximadamente

Preparo
Dissolva o fermento em tigela pequena com 1/2 xícara de água morna. Cubra-o.

Aqueça bem 1 1/2 xícara de água. Coloque em tigela grande, junte o mel, a manteiga e o sal. Deixe amornar. Acrescente o fermento dissolvido. Junte uma xícara de farinha de trigo, mexa bem e depois vá colocando a farinha de centeio, xícara por xícara, batendo bem. Coloque pouco a pouco a farinha de trigo mexendo sempre até que a massa esteja macia e pronta para ser sovada.

Pode dar-se o caso de não necessitar colocar as 3 xícaras de farinha de trigo, sinal de que o centeio absorveu melhor o líquido. Sove a massa durante 10 a 12 minutos. Se nessa operação a massa estiver pegajosa, junte mais farinha. 

Coloque a massa já homogênea e elástica dentro de uma tigela untada. Deixe descansar por 1 hora ou mais, em lugar quente até que dobre de volume. 

Abaixe a massa, vire-a sobre a mesa esfarinhada. Trabalhe por uns 2 minutos e divida em 2 ou 3 partes, conforme os pães que for fazer. Modele-os a gosto. Cubra-os e deixe-os crescer em lugar quente. Depois de 30 minutos, verifique o crescimento e então acenda o forno a 180° mais ou menos.

Quando os pães tiverem dobrado ( ou quase) de volume, coloque no forno. Retire-os depois de bem assado - "cor" e "som" - devem soar oco quando neles se bater com os nós dos dedos.


3 comentários:

  1. Olá passei para conhecer seu espaço, pois estaremos juntas na próxima blogagem. Nada é por acaso, adoro pão e vc é especialista nito. Vou seguir seu blog.
    bjs,

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fernanda. Vim pela blogagem coletiva proposta pela Mila.
    Depois volto mais!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de páo!
    Pãozinho é o meu fraco...Sou louca por eles.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.