maio 17, 2010

Ricota caseira para uma blogagem branca


Estou viciada em produzir minha própria ricota. Desde que encontrei a receita aqui , sempre que preciso, lá vou eu fazer meu iogurte, comprar o creme de leite, limão e tudo que a receita pedir, porque nada mais gostoso do que fabricar nosso próprio "queijo". 

Ricota significa "cozido novamente". Não é considerada propriamente um queijo. É obtida ao adicionar ácido cítrico, limão ou vinagre ao leite que se coagula liberando seu soro. Não costumo usar o vinagre porque minha imaginação "fala"que o gosto  ficará estranho. Pode ser que "ela" esteja errada... 

Quando uma receita vai ao forno e tem ricota como um dos ingredientes, é preciso observar se na embalagem há o mínimo de água possível. Isso faz diferença, pois o resultado pode ser uma massa empapada. Se houver excesso de líquido, aqueça a ricota em uma frigideira, em fogo baixo, e descarte a água  que verter. Depois a envolva  em um pano tipo morim, coloque em uma peneira dentro de um recipiente e deixe gotejar até que toda a água seja eliminada. E voilá, pronta para ser usada. 

Das receitas que experimentei, escolhi a que considero melhor. Cremosa e muito saborosa,  já fiz patê, panqueca e nhoque geniais! Não dá para não fazer. Experimente e, a sua ricota será sempre a caseira.







Ricota Caseira
+ ou - 500g de queijo

http://www.davidlebovitz.com


Ingredientes
2 l de leite integral
1 xícara de iogurte integral (eu uso o caseiro)
1/2 xícara de creme de leite fresco - opcional (Não dispenso)
2 colheres, de chá, de vinagre ou limão
1 colher, de chá, de sal 

Preparo
Em uma panela grande,  misture todos os ingredientes. Coloque em fogo baixo e deixe levantar fervura. Cozinhe por 1 a 2 minutos ou até o leite coalhar. Observe como os grumos se separam do soro.


Coloque a mistura em uma peneira coberta por morim ( Um pano bem fininho que se encontra em qualquer loja de tecido. Pode usar, também, aquele pano usado para fazer fralda de neném). O queijo deve ficar aí até a drenagem estar completa.

Guardar em geladeira. 

11 comentários:

  1. Olá Fernanda!
    Que dica mais gostosa e fácil de fazer. Eu amo ricota...não sabia a receita...agora vou fazer em casa, pode ter certeza!
    Muito boa publicação no dia da cor branca!!!E é de coração.
    Um beijo doce
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, adorei essa receita! Já vai pro meu livrinho...obrigada por ter participado. beijos

    ResponderExcluir
  3. ADOREI VOU TENTAR FAZER PARECE MUITO BOA!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Tudo bem com você?

    Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Alecrim será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

    Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

    Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

    Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

    ResponderExcluir
  5. Eu assino embaixo( maridão). É espetacular comer panquecas de pura ricota ou pastinhas de sabores feitas a partir da ricota. Uma "MARRAVILHA" Como diz o Claude Toisgros KKKKK
    Tudo o que você faz é estudado e feito com muito amor. Parabéns pelos seguidores e pelo nível do seu blog.
    TA

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda!
    Eu adoro ricota!Gostei muito da dica e da receita.
    Belo post.
    Bjs,Rozani

    ResponderExcluir
  7. MUITO FELIZ POR SEU BLOG TER SIDO INDICADO AO SELO CYBER COOK. ISSO É UMA CONQUISTA E SEU MÉRITO!! POIS VC É DEDICADA , ESFORÇADA E CAPAZ EM TUDO!! PARABÉNS E CADA DIA MAIS EU TE ADMIRO!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Ricota tem me contentado muito ao longo dos anos... mesmo sendo de dieta tem algumas muito saborosas...
    Uma ótima semana muito branca pra vc
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Fernanda,

    Eu amo ricota também, mas nunca preparei em casa. Fácil né?
    Minha preferencia: feito sanduíche com pão sirio e vinagrete. Delícia!!!

    ResponderExcluir
  10. Oiiiiiii amiga,
    Ricota é tudo de bom mesmo!!! Blogagem brande de ricota, eu hein, hummmm quero mais!!! Eu amo ricota.
    bjsssssss

    ResponderExcluir
  11. Ahh, que facinho, quero fazer!!! Se eu soubesse tinha feito com o leite q virou doce de leite.. ia ser mto mais saudavel!rs

    Perdi a postagem branca, uma pena, mas blza, aparecerao outras, né?

    bjo pra vc! :D

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.