maio 31, 2010

Tudo bem simples - Blogagem no ar e cuscuz no café da manhã

 DSC09296 (2)
Procurei nestes dias, antes da Blogagem de hoje, por uma ideia. Percorri meu apartamento  e vi tantos pequenos detalhes que fazem da minha casa um lar. Pequenos presentes que me emocionam e me acalentam, lembrando que tenho em minha vida pessoas que amo e que com certeza sentem o mesmo por mim.

Então, como tudo que envolve sentimento, achei em meu armário a cuscuzeira que Zuleide e Advany pediram para o André trazer de Fortaleza para mim. Deixem eu apresentar - Zuleide e Advany são minhas tias e André , primo e filho de Zuleide. Na verdade, são a minha família aqui no Rio de Janeiro. Voltando ao assunto, como eu sempre comentava sobre o cuscuz feito por elas e, que no café da manhã era tudo de bom, a oportunidade surgiu e ganhei além da receita, a mini cuscuzeira.


DSC09294 (2)

Tudo bem simples. Uma panelinha de alumínio para se colocar água e uma forminha para a milharina. Para usá-la, basta medir a quantidade de "milharina" na forminha e despejar em uma tigela com água, sal e um pouco de maisena para hidratar. Depois, retirar o excesso de água apertando os flocos de milho com as mãos ou enrolando em um pano e torcer. Prefiro o último método. Com um garfo, desfazer qualquer grumo que se formar. Retornar para a forminha, sem apertar deixando a massa bem fofinha. Preencha a panelinha com água apenas até o meio e leve ao fogo. Quando sentir o cheirinho do cuzcuz se espalhar pela cozinha, retire do fogo, desenforme e, passe manteiga ou regue com leite. Saboreie cada pedaço bem devagar.

Eita vida boooooaaaaaaa!!!!

11 comentários:

  1. Seu Blog é bem acolhedor e caseiro...Adorei ...

    ResponderExcluir
  2. Huumm, uma delícia!
    Eu não conhecia esse tipo de cuscuzeira...Que legal.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. OI Fernanda, nunca comi cuscus assim...o que eu conheço é com tapioca, leite de coco e coco ralado...esse é tipo um bolinho? Gostei da sua "coisa simples"...apetitoso...bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernanda,

    Que deicia deve ser comer cuscuz assim logo cedo. Eu conheço o salgado. Mas nao conhecia a cuscuzeira...
    Delicia estas coisinhas né!

    ResponderExcluir
  5. Humm, cuscuz é muito bom!!! Mas não me aventuro a fazer bolinhos, acho muito difícil. Essa cuscuzeira é um encanto e esse post ficou divino. Bjssss

    ResponderExcluir
  6. Bom, esse eu ainda não provei...Pois como sempre saio muito cedo não calhou de comê-lo. Mas se tratando da minha esposa, deve ter ficado espetacular. A "maquininha reluzente de alumínio" é mesmo uma graça. Coisa simples realmente fazem a diferença em nossas vidas.
    TA...PARABÉNS SEMPRE!!!

    ResponderExcluir
  7. Gente, eu não conhecia esse utensílio, é mole? Muito bacana! E não faço a mínima idéia de como se faz cuscuz, só sei que amo saborear! rs

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Comi cuscuz quando era criança e nunca mais!! Minha mãe nunca fez e não encontrei ninguem mais que fizesse! Vontade!! Ainda vou ver o passo a passo e tentar fazer!! Muito boa lembrança! Valeu! Beijus,

    ResponderExcluir
  9. Fernanda
    Legal sua lembrança para Vida Simples. Meu marido adora comer bolo de milho, só que o que faço é mais simples. É só com milharina e água e é cozida em uma forma parecida com essa. Quando pronto, ele coloca um pouquinho de manteiga e um pouco de leite bem quente.
    abs

    ResponderExcluir
  10. Olá Macá!
    Obrigada pela visita em meu blog.
    O seu é muito lindo e leve! com assuntos muito interessantes. Adorei a postagem sobre comidas inspiradas na Bíblia. É interessante o assunto pois nos inspira a pesquisar e fazer receitas a partir de leituras de livros que não sejam apenas ligados à culinária.
    Em relação ao cuscuz, nunca experimentei como seu marido come. dá prósima vez vou vou passar manteiga e colocar um pouco de leite.
    Abraços,
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.