outubro 20, 2010

Muffin de azeitonas, alecrim e queijo parmesão



Um dia fui com um amigo à uma cafeteria e comi um muffim salgado, sabor queijo. Adorei e no mesmo instante que cheguei em casa fui pesquisar alguma receita dos bolinhos. Daí surgiu a dúvida de qual seria a diferença entre os cupcakes e os muffins, já que até aquele momento eu conhecia apenas os de sabores doces. Claro que recorri aos meus professores em minha estante, neste caso ao volume de receitas caseiras do Le Cordon Bleu dedicado aos muffins e à revista Alta Gastronomia  - 12.


Os cupcakes são bolinhos com textura aerada e os muffins ao serem feitos deve- se tomar  cuidado ao  incorporar seus ingredientes sem os mexer demasiadamente, conservando seus grumos, pois caso contrário a consistência será emborrachada.

A receita abaixo é uma delícia, fácil de fazer e rende 24 muffins médios. Para um lanche é maravilhoso e segundo a dica do Cordon Bleu é ideal para acompanhar uma salada bem refrescante.








Muffins de azeitonas, alecrim e queijo parmesão
( 24 médios ou 12 grandes)

Le Cordon Bleu - Receitas caseiras/ Muffins

Ingredientes
300gde farinha de trigo com fermento
75g de farinha de trigo
1 pitada de sal
175g de azeitonas pretas sem caroços e picadas
35g de queijo parmesão ralado finamente
1colher, de sopa, de alecrim fresco bem picado
2 ovos
250 ml de leite
125g de manteiga sem sal


Preparo
Pré-aqueça o forno. Unte um tabuleiro para muffins ou forminhas para empadinhas com manteiga derretida ou óleo. Peneire as farinhas e o sal em uma tigela grande. Misture com as azeitonas, o queijo parmesão e o alecrim e faça uma cova no centro.

Bata os ovos com o leite e coloque no centro da mistura das farinhas juntamente com a manteiga derretida. Mexa com uma  colher de metal até os ingredientes estarem incorporados, lembrando que a mistura deverá ficar com grumos. Encha as forminhas até cerca de três quartos com a massa.

Assar por 20 minutos ou até que teste com um palito e este saia limpo. Deixe os muffins  na forma por 5 minutos. Ao retirar colocar sobre uma grade para esfriar.

Um comentário:

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.