agosto 20, 2011

Pão de queijo quentinho!


Ontem sol. Hoje dia nublado. Uma rede iria muito bem em minha varanda... A cozinha com aroma do café fresquinho saindo da cafeteira; coado seria perfeito. No forno, pão de queijo...

Para um momento assim, em que tudo que se quer é relaxar, a receita, seja qual for, tem que ser fácil. Esse pão de queijo tem a fórmula perfeita. A massa é fácil de ser trabalhada e pode ser congelada. Basta que as bolinhas sejam levadas ao freezer e congeladas individualmente. Depois, armazenar em um saco plástico, etiquetar com data de validade - 3 meses - e assar sempre que der vontade.

O pão de queijo é uma das delícias coringa aqui em casa. Daquelas que agradam a todos. Então, não perca tempo, faça. Tenho a certeza que não irá se arrepender.




Pão de queijo
(Rende muito. Para uma porção pequena, use as medidas entre parênteses)

Cozinha da fazenda - Edição especial Globo Rural

Ingredientes
800g (200g) de fécula de mandioca ou polvilho doce
300g (75g) de polvilho azedo (este polvilho fará o papel do fermento)
1,2Kg (300g) de queijo meia cura, queijo prato moído ou parmesão ralado (eu uso parmesão)
Sal a gosto
100g (25g) de margarina
4 (1) ovos
1/2 litro (125 ml) de leite (aproximadamente)


Preparo

Pré-aqueça o forno a 220°C.

Misture a fécula de mandioca (polvilho doce) com o polvilho azedo. Adicione o queijo escolhido. Prove. Acrescente o sal aos poucos. Lembre-se que a quantidade de sal deve variar de acordo com o queijo usado.

Junte a margarina, os ovos e o leite. Vá adicionando à mistura de fécula e polvilho azedo aos poucos. A massa dever ficar durinha (dá para puxar).

Faça bolinhas do mesmo tamanho para assarem por igual. Leve ao forno por cerca de 30 minutos.

Um comentário:

  1. Hummm Fe, acordou inspirada hoje hein? Ainda não experimentei essa receita. Mas ta com uma cara muito boa. Saudades. Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.