novembro 14, 2012

" Depois da tempestade, fiz um bolo. "


Olhando esta imagem produzida por mim, as lembranças do caos toma, absolutamente, conta da minha mente. Respingos de tinta, papelão, meus móveis sendo usados como prateleiras para pinceis e outros materiais, paredes tendo que ser repintadas... Ai meu Deus!!!! Todos que passaram pela mesma experiência devem estar de cabelos em pé recordando que o que é importante para você, nada significa para quem esta pintando sua casa.


Detalhes que fazem a diferença, como uma pintura bem aplicada naquele cantinho difícil ou uma faixa de tinta que deveria ter ficado retinha no lugar de uma sanca ou simplesmente aquele lugar que ninguém olha e não foi pintado por essa razão, e que você descobre depois que tudo acabou... Resumindo, o melhor é fechar os olhos, respirar e salpicar açúcar por cima do bolo simples que você terminou de fazer apenas para se sentir confortada.


Uma fatia de bolo, paredes em pérola e verde, sala e quarto livres daquele pozinho "odiento" de parede lixada, tudo voltando a normalidade... Receita escolhida pela simplicidade e durabilidade. O bolo tem estrutura cremosa e resistente, resultado obtido por se bater primeiramente a manteiga e o açúcar e logo em seguida adicionar os ovos e os demais ingredientes. Por não levar líquido, conserva-se por um bom tempo e pode ser saborizado com raspas de limão ou laranja, essência do sabor desejado, rum etc. Caso queira ele neutro, a minha sugestão é que você lambuze uma fatia com uma generosa camada de geleia, de preferencia feita por você, somente para dar aquele gostinho de que podemos vencer todos os obstáculos que surgem no nosso caminho.

Não sabe como fazer geleia? Isso não é problema, clique aqui  ou vá até o caderno de receitas, no item geleia, escolha o sabor, faça e perceba que podemos tudo, até vencer uma reforma trabalhosa em casa.



Bolo simples
Técnicas de confeitaria profissional- Mariana Sebess



Ingredientes
250g de farinha de trigo
80g de amido de milho
1 colher (sopa) (15g) de fermento em pó
200g de açúcar
5 ovos
180g de manteiga em temperatura ambiente
Aromatizante a gosto ( raspas de limão ou laranja, essências etc.)

Preparo
Pré - aqueça o forno em 180°C.

Bata a manteiga junto com o açúcar até obter uma textura cremosa. Você pode usar o fouet ou uma batedeira elétrica.

Junte os ovos, um a um, sem parar de bater. 

Adicione os ingredientes secos e já peneirados à mistura de manteiga, açúcar e ovos usando uma colher ou na velocidade mínima da batedeira. Acrescente o aromatizante a gosto. ( Usei essência de amêndoa).

Preencha até 3/4 da altura de uma forma ou forma individuais, previamente untadas e enfarinhadas.

Asse por 40 minutos, até dourar. 

3 comentários:

  1. Pietro Lenzo19/11/12 15:18

    Ótima postagem. O seu espaço verde e branco está excelente, muito bem estruturado e tudo fácil de encontrar.
    Pietro Lenzo (confeiteiro)

    ResponderExcluir
  2. Pietro, agradeço pela visita e pelo elogio. Espero que possa conhecer seu trabalho também e trocar informações para que cada vez possamos aprimorar a nossa arte.
    Abs,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Pietro Lenzo22/11/12 13:41

    Fernanda, para o início do ano devo montar o meu blog também. Não tenho tempo para fazer isso, você deve imaginar como é trabalhar com confeitaria. UMA LOUCURA! Mas estou sempre de olho aqui no seu blog. Pode ter certeza disso! UM PRIMOR! felicidades!!
    Pietro

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.