maio 02, 2009

Bolo de Banana


Para mim nada mais prazeroso do que o cheiro de alguma coisa sendo assada. Este se espalha pela cozinha e percorre o ambiente onde estamos, como se nos chamasse para um mundo totalmente à parte do que estamos vivenciando naquele momento. Pode nos remeter a lembranças diversas ou mesmo despertar aquela fominha que enche a boca d’água.

Por isso tudo, é que adoro fazer assados; digo, tudo que possa ser levado ao forno. Confesso que com as frituras, ainda, tenho certa dificuldade e uma preguiça de ter que limpar tudo à volta, que fica coberto por minúsculas gotas de óleo, que teimam em não querer sair da superfície em que estão. Meu Deus!

Resolvi que iria aprender de uma vez por todas a me relacionar intimamente com meu forno e por isso venho assando bolos. Primeiramente testei colocando quatro folhas de ofício sobre a grade por 5 minutos com a chama acesa. Isto serviu para saber como o meu está desregulado e em que parte assa mais ou menos.

Bolo no forno. Nesta etapa, a grande descoberta é que posso ficar despreocupada durante quarenta minutos, o tempo que leva para assar. Isto varia de forno para forno. Após este período espeto o palito para me certificar se já está pronto. Se não sair limpo, deixo assando um pouco mais.
Antes de passá-lo para uma grade para esfriar, deixo o bolo descansando por uns cinco minutos dentro da forma. Caso haja dificuldade em desenformar, é só levar à chama do fogão e deixar esquentar um pouco. Caso a forma tenha sido untada com manteiga ou margarina.

A escolha da receita foi fácil, pois com bananas em casa nada como aproveitá-las. Na verdade eu estava querendo agradar o marido que adora este bolo.

Como a escolha, o modo de fazer é bem rápido e prático. É uma receita de Flávia Quaresma, do programa “Mesa para dois” que era exibido no GNT apresentado,também, por Alex Atala.

Bolo de Banana
(Retirado do programa "Mesa para Dois" , GNT)

Ingredientes:
3 ovos
1/2 xícara de óleo de canola
1 xícara de açúcar branco
1xícara de açúcar mascavo
6 bananas d'água
2 xícaras de farinha de rosca
1 colher de fermento em pó
Bananas desidratadas picadas a gosto

Preparo:

Untar uma forma com manteiga e farinha de rosca.

Bater no liquidificador os ovos, o óleo de canola, os açúcares e as bananas.

Passar a mistura para uma tigela e acrescentar a farinha de rosca e o fermento. Misturar levemente. Colocar as bananas desidratadas.

Assar em 180°.

Polvilhar com açúcar e canela.

2 comentários:

  1. Oi, Fernanda! Aprendi a fazer um bolo de banana que passo no Dia a Dia da Band. É meio parecido com esse. Mas preciso aprender a fazer outros. A Graça diz que não aguenta mais toda semana bolo de banana (com passas), kkk.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.