agosto 24, 2009

Café, leite e bolinhos







Uma xícara de café com leite em um dia nublado é como se o sol estivesse nos inundando.Conforto e calor é tudo que gosto no inverno. O frio, confesso, não me seduz. Pelo contrário, fico mais lenta e com uma vontade enorme de hibernar. Desta maneira recorro ao que me acalenta, como casa de vó com todas as sua gostosuras...

Vou à cozinha e com todo cuidado de um artista diante de sua obra, separo os ingredientes para fazer os bolinhos que naquela hora significavam somente conforto e prazer.



Começo a fazer a massa cuja cremosidade me faz antever a maciez que irei sentir a cada mordida. Expectativa calma, pois alguns sentimentos são tão pessoais que somente quem os vive é que sabe de seus significados.

O cheiro se espalha pela casa... Café, leite e bolinhos...



Fofinhos, polvilhados com açúcar em forminhas coloridas, servidos em bandejas com florezinhas completam o quadro que alguns irão chamar de frescura. Momento de estar apenas comigo.
Eu e meus pensamentos acompanhados de, simplesmente, conforto.


Muffins com abobrinha
Receita do livro "A Grande Cozinha - Docinhos e Biscoitos"


Ingredientes:

150g de farinha de trigo
150g de abobrinhas
100g de açúcar
70g de manteiga
50g de nozes sem casca
2 ovos
2 colheres de café de canela em pó
12 gotas de essência de baunilha
1 colher de café de fermento em pó
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
sal

1.Lave as abobrinhas, elimine as pontas e corte-as em juliana. Coloque para escorrer em uma peneira.

2. Em uma vasilha, peneire a farinha de trigo com o fermento e uma pitada de sal. Acrescente as nozes picadas , juliana de abobrinhas, bem espremida, o açúcar, a essência de baunilha e os ovos, levemente batidos. Complete com 60g de manteiga derretida em banho-maria e a canela em pó. Misture tudo com a colher de pau até obter um composto macio e homogêneo.

3. Preencher até 3/4 da altura das forminhas para muffin com a massa.

4. Assar em forno a 180°, pré-aquecido, por 25 minutos ou até que se espete um palito e este saia limpo. Deixar amornar.

5. Pulverizar com o açúcar de confeiteiro.

Um comentário:

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.