junho 06, 2010

Pão da Casa: Bisnaga d'Água e post com atraso

Bisnaga D'água 1

Fim de semana chegando e com ele uma nova frente fria se instalará aqui no Rio. Olha do jeito que estou com aquela moleza de gripe e como não gosto de frio, não sei se será um bom final de semana.

Mas quando me recordo da cozinha quente e com cheirinho de pão fico mais resignada. Isso me faz pensar como tem pessoas que nunca prepararam nada para comer; que dizem com orgulho que não fazem nem um ovo - que coisa mais antiga -  e ainda por cima acham chato cozinhar apenas para elas mesmas... Não consigo entender isso. Quer dizer, eu também já tive minha fase de não querer nem entrar na cozinha, mas graças a Deus isso passou. Hoje acho um delírio fazer refeições apenas para mim e poder preparar coisas que não sejam industrializadas. Puxa, acho que isso faz parte do gostar de nós mesmos. E já perceberam como o sabor das receitas caseiras é honesto e bem diferente? E o nosso paladar, como muda!!  Bem, isso é um problema pois ficamos mais exigentes com tudo porque passamos a sentir melhor os sabores. A única coisa que não me acostumo e acho que isso nunca acontecerá é gostar de lavar a louça. Isso, não consigo curtir.

Mas quero comentar um pouquinho sobre essa receita.  É um pão para ser devorado. Macio e crocante com o miolo bem branquinho que pode ser recheado. Passou pela minha cabeça, agora, que podia ter colocado queijo como recheio. A autora sugere a substituição da farinha de trigo pela de trigo integral fina. Além disso pode-se polvilhar açúcar ou sementes de papoula. Eu fiz os pães apenas com farinha branca, polvilhei gergelim e confesso que o fim de semana será  brindado com um delicioso café da manhã. O título da receita é bisnaga porém a foto tem um em forma de bolo. Na fiz duas bisnagas e uma... ah, já deu para perceber .

Esta sendo um bom final de semana... Observação feita por causa da postagem atrasada.


Bisnaga dágua 2


Bisnaga d'Água
( Sem adaptações. Literalmente copiada.) ( 4 bisnagas de 350g ou 40 almofadinhas de 35g ou 20 pãezinhos de 70g ou 2 roscas de 770g - quantidades citadas no livro.)

Celeiro - Maria Rosa Lacombe Herz e Lúcia Lacombe Herz 

Ingredientes
1 colher, de sopa, de fermento biológico seco
3/4 de xícara de água 
1 xícara de óleo vegetal
1 xícara de água
2 colheres, de chá, de sal
1/2 xícara de açúcar branco
1/2 colher, de sopa, de sal marinho ( eu usei o comum)
3 ovos inteiros
500g de farinha branca

Preparo
Aqueça a água a 40°graus ( temperatura igual a de mamadeira de bebê) e coloque o fermento de molho por 10 minutos, até que fique espumante e cremoso. 

Enquanto aguarda o ponto do fermento, junte o óleo, a água, o açúcar, o sal e os ovos. Mexa bem e reserve.

Pese a farinha e reserve.

Misture os ingredientes líquidos ao fermento, mexendo bem.

Acrescente a farinha lentamente, uma xícara de cada vez, mexendo com uma colher de pau, até que a massa fique homogênea. Quando esta ficar pesada para bater na mão, vire-a sobre uma superfície polvilhada com farinha e amasse bem, por mais ou menos 15 minutos, polvilhando com mais farinha, até que a mesma solte das mãos e fique bem lisa e elástica.

Forme uma bola com a massa e coloque-a em um recipiente untado, cobrindo-a com plástico, para que não forme crosta nem resseque.

Deixe-a crescer até dobrar de tamanho ou até que, ao fazer pressão sobre a mesma, esta permaneça.

Vire-a sobre uma superfície polvilhada e amasse-a mais algumas vezes. Desta forma, as bolhas de ar maiores serão expelidas e obterá uma textura mais uniforme.

Acenda o forno e mantenha-o a 200°graus (forno médio).

Divida a massa em um tabuleiro polvilhado com pó de rosca ou fubá ou em quatro fôrmas untadas com manteiga. Polvilhe-as com farinha de trigo branca.

Deixe-as crescer até dobrarem de tamanho, em local abrigado e sem vento, para não ressecarem.

Asse-as por 30 a 40 minutos no forno preaquecido.

Deixe-as esfriar em uma grade antes de cortá-las.

4 comentários:

  1. Acho que o frio desperta em ós vontade de comer pão quentinho. Eu tb estou com uma receita de pão para fazer, só que não tive tempo neste final de semana. vou fazer a sua também. Pareceu-me ótima.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda!
    Vim deixar um beijo e pedir desculpas por não comentar com freqüência...mas acompanhar eu acompanho!!!
    O cheirinho do pão está uma delícia e vou tentar fazer um para mim!!!
    Estimo as suas melhoras,OK?
    Um beijo gostoso.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Gosto demais de fazer pães... vc nem calcula quando ponho mãos à massa!Ainda mais no friozinho! Hum!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adoro fazer, mas gosto muito mais de comer pao! Este está com aparencia excelente! Vou fazer, com certeza!
    bjoks
    ;D

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.