novembro 07, 2010

Pot-pourri de maçãs

DSC00011

Realmente não podia passar de hoje. Com o dia lindo de sol que esta fazendo e após assistir a um programa onde foram apresentados alguns sabores de geleia para acompanhar scones, inspirei-me e aqui estou escrevendo este post.




Assim, começo falando da deliciosa e maravilhosa geleia de maçã com canela que fiz diretamente da receita do David Lebovitz. Gente, a foto da geleia naquela fatia de pão só podia dar no que deu, maçãs transformadas em geleia, depois em cookies, bolinhos e hoje em pãezinhos. Como comentei no post anterior, inspiração pura. Mas precisei dar um toque pessoal que foi a adição de um pauzinho de canela, quem sabe se influenciada pela receita anterior. Depois vi algumas receitas que levavam gengibre, por exemplo. Vai da imaginação de cada um. Bem, a técnica para dar o ponto já descrevi aqui. Mas por favor, testem em um prato de cor clara porque usei um mais escuro e quase vira doce, levando em conta a iluminação da minha cozinha que não é muito boa. Em relação às maçãs, usei de dois tipos: gala e argentina, mas acredito que com qualquer uma o resultado será o mesmo, bom demais!



Exagerei e comprei o equivalente à 4kg de maçãs; empolgação pura pois na hora de fazer resolvi usar apenas a metade da quantia pedida na receita.  Se acontecer o mesmo com vocês, aproveitem as sugestões no final do post do David ( quanta intimidade!!!). De seu blog, fiz apenas os cookies que  foram devorados por meu pai. O bolinho de maçã foi do livro Celeiro e o pão do meu caderninho de receitas. Por enquanto, segue apenas  a receita da geleia.

Vocês fazem ideia do que vem a ser colander? Bem, depois de uma procura cuidadosa por vários blogs e não encontrando uma resposta que me satisfizesse, lembrei do Google Imagens. Mistério resolvido. Olha, para quem gosta de utensílios fofos deem uma olhadinha aqui. Aproveitei a imagem abaixo para ilustrar como escorrer as maçãs após cozidas, como verá mais adiante na receita.


                                         Google imagens
  
Gente, fico um pouco decepcionada quando as minhas imagens saem pequenas. Não sei o que acontece quando uso a ferramenta canvas do Photoshop. Se alguém souber me ajude, por favor. Estou falando da montagem com as três imagens juntas.



DSC00111


Geleia de maçã
www.davidlebovitz.com

Ingredientes
3,75g de maçãs 
200g de açúcar
1/4 de xícara de sumo de limão
2 colheres, de chá, de brandy, conhaque (Eu coloquei vodka. Sugestão do blog Cozinha Coletiva - link ao lado em Blogs Saborosos)

Preparo
Lavar as maçãs, cortar grosseiramente e colocar em uma panela grande. ( Acho melhor descartar as sementes e descascar as maçãs. Depois poderá ser feito um purê para outras receitas e o trabalho não será tão grande).

Adicione a água, tampe e leve para ferver. Quando borbulhar, reduzir o fogo, deixar a panela parcialmente aberta. cozinhar até que as maçãs estejam macias e cozidas.

Em um escorredor de macarrão ( colander ) coberto por morim ou musselina, colocar as maçãs e deixar escorrer em uma tigela funda por pelo menos três horas ou por uma noite toda. Segundo Lebovitz não pressionar de maneira alguma as maçãs para extrair mais suco, pois a geleia ficará turva.

No dia seguinte, juntar o suco de limão e o açúcar e levar ao fogo até começar a ferver. Testar o ponto.
Assim que atingir , retirar do fogo acrescentar a bebida. Colocar em vidros esterilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.